domingo, 12 de outubro de 2008

A Cultura Brasileira

É de certo modo comum ouvirmos algumas pessoas falarem que o povo brasileiro não tem cultura, e que é por isso que o País não vai pra frente. 
Logo de cara já encontramos duas grandes inverdades. A primeira delas: muito pelo contrário do que se diz, o Brasil vem crescendo de maneira surpreendente nos últimos anos. Não é à toa que lideramos o G-20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes) e que a popularidade do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a maior dos últimos mandatos. Só não podemos esperar que em pouco tempo o Brasil poderá se vangloriar de ter a mesma qualidade de vida que a da Europa, até mesmo porque isso é uma utopia, pelo menos por enquanto.
A segunda, e talvez a que mais inconforma, é a de que o povo brasileiro não tem cultura! O que isso significa? Todo povo tem os seus costumes, o seu modo de vida, e isso deve ser respeitado. Se uma criança brasileira prefere passar todo o seu tempo na rua jogando futebol a ficar lendo um livro  é porque a Educação no nosso País jamais foi priorizada, e não é de uma hora pra outra que isso vai mudar. Se o auditório de um programa de televisão (e essa é a sittuação que mais me impressiona) não aplaude da mesma forma um cientista e uma atriz de novela é porque nem o Governo nem a Mídia dão às pessoas que estão nesse auditório a igual oportunidade para que conheçam o trabalho dessas duas personalidades. 
Porém, como é que deveriam fazer, Estado e Mídia, para que a população respeite e incentive o trabalho do intelectual (o que aceleraria o nosso crescimento), sem que se fira a nossa Cultura Popular, que por vezes envolve muita alegria e pouco trabalho? Essa é uma questão complicada e que por isso deve ser discutida. Na minha opinião, a melhor "cura" para isso é inserir medidas e programas de priorização na Educação de nossa crianças, beneficiar o surgimento de Museus, Observatórios, Bibliotecas e Espetáculos, anexando esses bens comuns aos nossos costumes e ao nosso dia-a-dia, fazendo com que, desde cedo, todos tenhamos tanta admiração por um "Kaká" quanto por um "Machado de Assis"

Um comentário:

Marcos Lemos disse...

Muto bom...
Entender a nossa realidade e questioná-la é fundamental para construirmos as mudanças q nossa país precisa...

Ah! Obrigado pela visita!

Marcos Lemos - http://lemosideias.blogspot.com/